DA REDAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) se posicionou, no início da noite desta quarta-feira (14), sobre a fala do deputado estadual Zeca Viana (PDT), que classificou o tribunal de "faz de contas".
Isso porque, segundo ele, o TCE-MT deu parecer favorável em relação às contas do governador Pedro Taques (PSDB), refentes a 2016 (leia AQUI).
"O TCE-MT recebeu com estranheza e irresignação as declarações depreciativas e ofensivas feitas pelo deputado estadual Zeca Viana, a respeito das Contas Anuais de 2016 do governador do Estado e que teve como subsídio parecer prévio circunstanciado desta Corte de Contas, como determina o regramento constitucional".
O TCE-MT recebeu com estranheza e irresignação as declarações depreciativas e ofensivas
"No caso das contas anuais do governador, o julgamento definitivo compete à Assembleia Legislativa, que pode ou não seguir o parecer prévio, de natureza eminentemente técnica", disse o tribunal, por meio de nota.
Segundo o tribunal, a manifestação do parlamentar "foi desrespeitosa, imprópria e improdutiva para a relação institucional que se espera e pretende".
"Esta instituição não coaduna e reprova esse tipo de atitude, que busca unicamente a desqualificação do que não se concorda. Por seu turno, o TCE prega o respeito institucional e o pratica".
"O Tribunal de Contas esclarece que está aberto, aceita, entende e vai sempre respeitar quaisquer críticas ao trabalho técnico realizado pela instituição. Sabe que a sua ação de fiscalização e julgamento da gestão dos recursos públicos pode ser questionada, aperfeiçoada e até revista, em sede de eventual recurso".
Por fim, o tribunal disse que é uma instituição colegiada que utiliza-se de recursos técnicos que instruem seus processos, em especial a manifestação do órgão ministerial, mas faz questão de assinalar que os seus julgamentos são norteados pela legislação vigente e análise do conteúdo processual, dentre os quais o contraditório e a ampla defesa.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.