DA ASSESSORIA
Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso participam de um treinamento para aperfeiçoar os instrumentos de controle externo. Durante dois dias, 15 servidores do TCE vão receber informações sobre auditoria operacional na Escola Superior de Contas.
O professor Fábio Mafra, auditor do Tribunal de Contas da União em Brasília ministra o curso. "Estamos passando os fundamentos básicos de auditoria operacional e também como eles devem proceder para executar algumas técnicas relacionadas a esse tipo de trabalho", explicou.
Ele ressalta que a tecnologia contribui para a atuação dos auditores. No entanto, o talento dos servidores ainda é o grande diferencial. "O avanço tecnológico pode facilitar na obtenção de algumas bases de dados, que estão mais disponíveis pela internet. Mas, no geral as técnicas não são diretamente influenciadas pela tecnologia."
"Estamos passando os fundamentos básicos de auditoria operacional e também como eles devem proceder para executar algumas técnicas relacionadas a esse tipo de trabalho" Fábio Mafra, auditor do Tribunal de Contas da União
Ainda de acordo com o professor, para ser um bom auditor é preciso saber ouvir. "Mesmo com a tecnologia, entrevista continua sendo entrevista. É preciso ser criativo, flexível, disponibilidade para ouvir o gestor, tudo isso sem perder a independência."
Para Mafra, os auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso estão aproveitando bastante as informações do curso. "O pessoal do TCE está muito bem, está motivado e acredito que o treinamento vai ser bem proveitoso para eles."
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.