Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013, 11:02 - A | A

07 de Agosto de 2013, 11h:02 - A | A

JUSTIÇA / PROCESSO TRANCADO

Justiça arquiva processo contra Filadelfo Dias

A decisão de interromper a ação criminal é da 3ª Câmara Criminal do TJMT

DA REDAÇÃO



O empresário Filadelfo dos Reis Dias teve trancado o seguimento do processo em que figura como mandante da dupla tentativa de homicídio praticada contra os empresários Valdinei Mauro de Souza e Wanderlei Torres, dono da Construtora Trimec. A decisão é da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e foi tomada em julgamento na manhã desta quarta-feira,07.

O empresário havia sido denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT). A motivação teria sido uma rixa empresarial entre Filadelfo e Valdinei de Souza por conta de uma fazenda em Várzea Grande cuja área seria rica em minérios.

Durante a sessão, a maioria dos desembargadores consideraram não haver nos autos, indícios suficientes ou provas que ligassem o empresário ao atentado. A ação foi trancada pelos votos dos desembargadores Luiz Ferreira da Silva e Rui Ramos Ribeiro.

Os votos divergiram do posicionamento do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, relator do processo, que apresentou voto pela manutenção do trâmite do processo. Agora, o processo será arquivado.

A ação criminal proposta pelo MPE contra Filadelfo Dias vinha sofrendo uma série de adiamentos em sua análise. A última ocorreu na semana passada com o pedido de vistas apresentado pelo desembargador Rui Ramos.

A banca de defesa de Filadelfo, composta pelos advogados Ulisses Rabaneda, Paulo Lessa, Fábio Lessa, Huendel Rolim Wender, Murillo Silva Freire, e Avelino Tavares Junior, comemorou o resultado do julgamento. Para os advogados do empresário, o atentado seria uma armação para tentar incriminar seu cliente. Na avaliação da banca, a denúncia sequer deveria ter sido acolhida pelo Judiciário já que lhe faltaria indícios e provas minimamente substanciais.

Entenda o caso

De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual (MPE-MT), em janeiro de 2012, Filadelfo teria ameaçado de morte o ex-sócio, Valdinei Mauro de Souza, por causa da Fazenda Ajuricaba localizada na zona rural de Várzea Grande. Segundo as investigações as terras da fazenda são ricas em ouro.

Segundo ainda o MPE, Valdinei não quis vender a fazenda para Filadelfo e acabou negociando a área com os empresários Wanderley e Mauro Mendes – prefeito de Cuiabá. Ao saber da história, Filadelfo se irritou com a situação e passou a fazer ameaças de morte ao ex-sócio, que por conta disso comprou um carro blindado.

Na denúncia à Justiça, o MPE apontou que Filadelfo e seu colega Marcelo Takahashi teriam então contratado um grupo de pistoleiros para matar Valdinei.

O grupo passou a obter informações sobre o dia a dia da fazenda Ajuricaba. Os dados foram repassados por Ailson Dias, que era caseiro da propriedade. Um assalto foi forjado. Valdinei e Wanderley chegaram momentos depois que seus funcionários estavam rendidos. Mais de 20 tiros foram disparados contra o veículo dos empresários, que sobreviveram.

Crime organizado

Ainda segundo as investigações do MPE, Filadelfo teria envolvimento com o crime organizado, pelo fato de ter contratado Josinei Moreira, que é pertencente a uma quadrilha fortemente armada, que já cometera “os mais terríveis crimes nestas terras mato-grossenses e em outros rincões”, como afirma o trecho da denúncia do Ministério Público.

Além de Josinei, é acusado pelo Ministério Público de participar do crime outro bandido de alta periculosidade, o homicida André de Souza Neves.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Apresentadora de TV de MT sofre acidente de moto no Paraná
#GERAL
COMA INDUZIDO
Apresentadora de TV de MT sofre acidente de moto no Paraná
Empresa realiza mutirões para regularizar coleta de lixo em Cuiabá
#GERAL
FIM DE ANO
Empresa realiza mutirões para regularizar coleta de lixo em Cuiabá
Encapuzados invadem casa e tentam matar jovem de 20 anos
#GERAL
TRÊS TIROS
Encapuzados invadem casa e tentam matar jovem de 20 anos
Governo investiu mais de R$ 22 milhões em auxílios e prêmios para atletas e técnicos
#GERAL
INCENTIVO AO ESPORTE
Governo investiu mais de R$ 22 milhões em auxílios e prêmios para atletas e técnicos
Empresária de Cuiabá que lutava contra o câncer morre aos 43 anos
#GERAL
LUTO
Empresária de Cuiabá que lutava contra o câncer morre aos 43 anos
Homem leva facada na barriga durante briga de bar em MT
#GERAL
SUSPEITO FUGIU
Homem leva facada na barriga durante briga de bar em MT
Confira Também Nesta Seção: