Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 17:08 - A | A

26 de Setembro de 2024, 17h:08 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO GOTA D'ÁGUA

TJ manda soltar 10 envolvidos em esquema de corrupção no DAE-VG

Desembargador entende que após serem exonerados não há evidências de que investigados seguirão praticando crimes

DA REDAÇÃO



O desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, concedeu extensão ao habeas corpus deferido ao vereador Pablo Pereira (União) na última segunda-feira e mandou soltar todos os outros presos na Operação Gota d'Água, deflagrada na última sexta-feira (20).

Foram beneficiados com a decisão: Alessandro Macaúbas Leite de Campos (ex-diretor comercial do DAE), Leandro Humberto de Araujo (ex-gerente comercial), Mario Sales Rodrigues Junior (ex-coordenador comercial), Anderson Kleiton Corrêa Botelho (ex-atendente comercial), Aguinaldo Lourenço da Costa Silva (ex-Ouvidor), Elizelle Fátima Gomes Moraes (ex-Auxiliar de Saneamento/Manutenção), Paulo Ricardo Ribeiro da Silva, Alex Sandro de Proença, Giliard José da Silva e João Victor Ferreira de Campos.

Todos os presos, inclusive o vereador Pablo Pereira, que está afastado do mandado parlamentar por decisão judicial, são acusados de um esquema de corrupção na diretoria-comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande. Além disso, foi constatado o aparelhamento político da diretoria para favorecer Pablo Pereira.

Na decisão em que determinou a soltura dos demais investigados, Orlando Perri destacou que todos já foram exonerados de suas funções no DAE e que, fora do departamento, não há evidências de que seugirão cometendo crimes. “Não obstante os fortes indícios da existência de uma organização criminosa instalada no seio da Diretoria Comercial do DAE/VG, não há base empírica a demonstrar sua atuação fora daquele local, inexistindo qualquer elemento mínimo a comprovar a possibilidade de continuação da prática criminosa em outros órgãos públicos”, diz trecho da decisão.

OPERAÇÃO GOTA D'ÁGUA

Pereira é acusado de participar de um esquema de cobrança de propina na diretoria comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). Segundo as investigações, o setor era aparelhado pelo vereador, para atender seus interesses políticos.

Além de Pablo Pereira, outros 10 mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Entre os detidos estava o diretor comercial do DAE, Alessandro Macaúbas Leite de Campos.

Durante a investigação da Deccor foi identificada a cobrança de valores, por servidores públicos, para a execução de serviços que eram devidos pelo DAE aos consumidores. Auditorias ainda revelaram prejuízos para a autarquia em razão da exclusão ilegal de débitos e também em razão de diminuição indevida de valores de faturas, tudo mediante recebimento de dinheiro por servidores.

Em relação apenas às duas últimas espécies de fraudes, a estimativa é que desde 2019, a autarquia tenha sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 11,3 milhões.

Foi determinado o sequestro de 6 imóveis e 26 veículos, além do bloqueio de valores das contas dos 22 investigados no valor do prejuízo estimado.

Outra providência determinada pelo Nipo foi a realização de auditoria em todas as modificações de valores de contas de água que foram feitas pela Diretoria Comercial do DAE-VG, desde 2019.

A pedido da Polícia Civil, a Justiça também proibiu tanto o Poder Executivo de Várzea Grande quanto o Poder Legislativo do município de nomear ou contratar qualquer um dos investigados para exercer cargos na administração municipal.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Avião com 4 pessoas faz pouso forçado numa mata em Cuiabá; vídeo
#GERAL
PÂNICO NO AR
Avião com 4 pessoas faz pouso forçado numa mata em Cuiabá; vídeo
Foragido da Justiça é capturado após ser vítima de esfaqueamento
#GERAL
MANDADO EM ABERTO
Foragido da Justiça é capturado após ser vítima de esfaqueamento
Mulheres são presas com 70 quilos de maconha em rodoviária
#GERAL
TRÁFICO
Mulheres são presas com 70 quilos de maconha em rodoviária
Cuiabá tem feira de adoção de animais
#GERAL
PETS
Cuiabá tem feira de adoção de animais
Médico morre ao tentar conter incêndio em fazenda em MT
#GERAL
CARBONIZADO
Médico morre ao tentar conter incêndio em fazenda em MT
Obra na Miguel Sutil deixa mais de 20 bairros sem água em Cuiabá
#GERAL
COMPLEXO LEBLON
Obra na Miguel Sutil deixa mais de 20 bairros sem água em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: