ANGELA JORDÃO
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado de Mato Grosso publicou no Diário Oficial a reintegração do soldado Ivanilton da Silva Bezerra Filho aos quadros da Polícia Militar. Ele havia sido exonerado em março de 2021, depois de assassinar o sargento da PM, José Carlos Camelo em 2018. A publicação é do dia 25 de fevereiro.
A reintegração vem depois que Ivanilton da Silva Bezerra Filho foi inocentado da morte, por legítima defesa, em março de 2024. O confronto entre o soldado e o sargento aconteceu no bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande, na casa da namorada de Ivanildo, em que era ex-mulher de José Carlos.
De acordo com a denúncia, o soldado estava na casa da namorada quando o sargento chegou ao local e chamou pela ex-mulher. Em seguida, José Carlos pulou o portão e tentou arrombar a porta dos fundos para entrar na casa, ameaçando a mulher e Ivanilton de morte, segundo depoimentos.
A vítima forçou a porta e quebrou parte dela e foi atingida por quatro tiros, disparados pelo soldado Ivanilton, que logo depois fugiu do local.
Leia mais:
Advogada tenta entrar com materiais na PCE usando procurações falsas
Ao julgar o caso, o juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande, absolveu sumariamente Ivanilto da Silva Bezerra, apontando que ficou demonstrado nos autos que o réu agiu para se defender. “Uma vez que o réu, na condição de policial militar em diligência, agiu utilizando moderadamente dos meios que dispunham para fazer cessar a injusta agressão oferecida pela vítima, mormente porque, pediu para a vítima parar e essa somente falava que iria entrar e matar todos que estavam dentro da casa. Portanto, restou cristalina a ocorrência de todos os requisitos para configurar a legítima defesa, o que leva à absolvição sumária do acusado”.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.