DA REDAÇÃO
Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá retomou, nesta semana, as obras do PSF Planalto e do PSF Pedra III e IV, que estavam paradas há pelo menos dez meses. A previsão de entrega é de pelo menos 120 dias. As obras possuem um grau maior de complexidade devido ao abandono das estruturas.
Após prontas, as duas unidades terão o atendimento à população ampliado com mais equipes, expandindo o trabalho voltado à Saúde da Família na Capital.
Para viabilizar a retomada destas duas obras, o Gabinete precisou negociar pendências existentes do período anterior à intervenção. A retomada de outras sete obras, na mesma situação, está em negociação, com expectativa de serem iniciadas ainda este ano.
Leia mais:
Vereadores instalam "CPI do Calote" para investigar dívidas da prefeitura de Cuiabá
“Já tínhamos visitado essas duas obras e ficamos chocados com o descaso com elas. Sabemos o quanto a população das regiões onde as unidades estão anseiam ter atendimento à saúde digno e próximo de suas casas. Estamos muito felizes de poder retomar essas reformas e mais ainda com a notícia de que conseguiremos ampliar o atendimento e a área de cobertura das duas”, aponta a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.
A unidade de Saúde da Família do Planalto, que antes da reforma tinha uma equipe, passará a ter três equipes completas, que incluem médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, profissional de odontologia e agentes comunitários de saúde. Já na unidade de Saúde da Família do Pedra 90 III e IV, a Saúde Municipal está fazendo um estudo para definir a quantidade de equipes a mais que atuarão no local.
Trinta obras anunciadas
O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá começou as obras em seis das 30 unidades que serão reformadas e entregues até dezembro de 2023. As seis unidades que estão com as obras em andamento são: Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Imperial, Unidade Básica de Saúde Campo Velho, Unidade de Saúde da Família (PSF) do Ouro Fino/Serra Dourada, PSF Despraiado, PSF Novo Mato Grosso e USF São Gonçalo.
As reformas estão sendo iniciadas gradativamente e até novembro todas as 30 unidades de saúde estarão com as obras em andamento. O planejamento das obras de melhoria foi montado de forma que o atendimento à população tenha continuidade em locais temporários.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.