Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ECONOMIA Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 10:17 - A | A

29 de Novembro de 2024, 10h:17 - A | A

ECONOMIA / LESANDO O CONSUMIDOR

Ipem flagra placas solares com potência menor que a divulgada em MT

Amostra foi reprovada por apresentar potência abaixo do declarado

DA REDAÇÃO



Em uma ação inédita no Brasil, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) identificou irregularidades na potência declarada de placas solares comercializadas no Estado. Após uma denúncia anônima, a equipe de fiscalização fez a coleta de amostras e enviou para o Rio de Janeiro para a realização de ensaios laboratoriais em amostras de diferentes marcas de módulos fotovoltaicos.

Um dos modelos avaliados, o TSun 560 W, foi reprovado por apresentar uma potência muito inferior à anunciada pelo fabricante, configurando prejuízo direto ao consumidor.

Essa é a primeira autuação no país envolvendo discrepâncias entre a potência declarada e a efetivamente entregue por placas solares. Segundo o coordenador de Fiscalização e Qualidade do Ipem/MT, Renê Rodrigues, a iniciativa tem o objetivo de garantir a qualidade dos produtos no mercado de energia solar e proteger tanto os consumidores quanto as empresas que atuam de forma ética no setor.

A fiscalização faz parte de uma operação maior, que também abrange os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, e busca verificar a conformidade das placas solares fotovoltaicas comercializadas no Brasil.

“Mais do que proteger o consumidor, esta ação beneficia empresas que cumprem as normas, impedindo que outras obtenham vantagens econômicas ao comercializar produtos fora dos padrões exigidos", explicou Rodrigues.

Desde a publicação da Portaria Inmetro nº 140/2021, os equipamentos destinados a instalações fotovoltaicas estão sujeitos ao Regulamento Técnico da Qualidade, que estabelece requisitos de avaliação e conformidade. Além disso, a norma exige que os equipamentos possuam a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), garantindo ao consumidor acesso às informações sobre potência e eficiência do produto.

Leia mais:

Receita Federal dá aval para operações internacionais no Marechal Rondon

Em 2023, o Inmetro reforçou essas regras por meio da Portaria nº 515, que incluiu novos critérios de segurança para prevenir incêndios e garantir o funcionamento adequado dos equipamentos. A intensificação das fiscalizações busca assegurar que os produtos disponíveis no mercado estejam dentro das especificações anunciadas pelos fabricantes.

O revendedor da placa solar reprovada foi notificado e terá prazo para apresentar sua defesa. Em caso de descumprimento das normas, as sanções podem incluir multas e a retirada do produto do mercado.

“A energia solar tem se consolidado como uma alternativa sustentável e econômica, mas exige cuidados na escolha dos equipamentos. O Ipem-MT reforça a importância de verificar se os módulos fotovoltaicos possuem a certificação do Inmetro e atendem aos padrões estabelecidos”, reforçou Renê Rodrigues.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Bancários são identificados como vítima de acidente fatal em MT
#GERAL
TRAGÉDIA
Bancários são identificados como vítima de acidente fatal em MT
Psicoterapeuta americano é encontrado morto em Cuiabá
#GERAL
CAUSA INDEFINIDA
Psicoterapeuta americano é encontrado morto em Cuiabá
Novo comandante da PM garante
#GERAL
MISSÃO DADA
Novo comandante da PM garante "tolerância zero" às facções
Homem de 63 anos morre após cair do telhado em Cuiabá
#GERAL
FATALIDADE
Homem de 63 anos morre após cair do telhado em Cuiabá
Amanhã tem Ferrugem na Musiva, em Cuiabá
#GERAL
PAGODE
Amanhã tem Ferrugem na Musiva, em Cuiabá
Mulher que matou policial militar é presa em Mato Grosso
#GERAL
2 ANOS DEPOIS
Mulher que matou policial militar é presa em Mato Grosso
Confira Também Nesta Seção: