JULIANA ARINI
Uma notícia que afeta diretamente a economia mato-grossense, a China anunciou neste sábado (16) que novamente vai cancelar a importação de carne do Brasil. A medida inclui duas plantas de Mato Grosso, a JBS de Barra das Garças (MT) e Marfrig, em Várzea Grande (MT), também teve suspensão uma planta de São Paulo, o abatedouro da Naturafrig, em Pirapozinho (SP).
Leia mais:
Botelho fala em lobby a favor de PCHs no rio Cuiabá, mas deputados são contra
O órgão Administração Geral de Alfândegas da China notificou a embaixada do Brasil em Pequim sobre a medida.
As autoridades nacionais ainda não se pronunciaram. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) também não respondeu ao questionamento do Midiajur. É a terceira vez que o governo chinês impõe restrições sanitárias à carne de Mato Grosso.
Em 2021, muitos navios com carne nacional chegaram a ficar presos no porto de Hong Kong. Recentemente o Governador Mauro Mendes decretou a suspensão de medidas mais restritivas de controle da Pandemia do novo coronavírus.
Mato Grosso é o maior produtor e exportador de carne do Brasil, com um rebanho estimado em 33 milhões de cabeças. A planta da Mafrig de Várzea Grande é uma das maiores e mais antigas do estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.