Da Redação
Foi aberto nesta segunda (04), o Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro. Realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá ,no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, na Capital, a palestra “Marketing Rural Fora da Porteira”, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, abriu o ciclo de palestras.
Nicodemos ressaltou a importância de “contar a história” entre o caminho percorrido do desenvolvimento das sementes, a sua utilização pelos produtores até chegar ao consumidor.
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“Os produtos não brotam nas gôndolas dos supermercados. Precisamos mostrar para a população que os alimentos dependem do produtor, que empenha o seu tempo, dedicação para cultiva-los”, explicou o Ricardo Nicodemos.
O agro movimenta operações financeiras gigantescas e depende de uma boa comunicação com seu público-alvo para transmitir as ideias desejadas e vender sua produção. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil concentra 5 milhões de produtores rurais, que movimentaram R$ 1,129 trilhões em 2021, valor correspondente a 29% do Produto Interno Bruto (PIB). O órgão ainda aponta que o país é líder mundial na produção de grãos, fibras, laranja, café e cana-de-açúcar.
As plataformas digitais são meios recorrentes na utilização do compartilhamento de informações a respeito do setor, porém, não podem ser enxergadas como as únicas formas. Uma pesquisa do Instituto Innerscope aponta que 25% do público compra o que vê na TV e 65% o que lê em revistas, segundo levantamento da IPSOS. “O mundo virou digital, mas não dá para criar uma única estratégia”, disse Nicodemos.
Um recorte nacional detalha que 76% dos produtores assistem a televisão, 71% ouvem rádio e 74% acessam a internet. De acordo com o palestrante, os dados comprovam a necessidade de investir em veículos de comunicação diferentes.
“Nós tivemos um crescimento das plataformas nos últimos dois anos. Algo que era esperado somente para os próximos 10 anos e o agro está inserido nesse contexto. Mas o que nós temos dito é que o digital é apenas uma das ferramentas disponíveis para se comunicar com o produtor e o produtor se comunicar fora das porteiras”, completou o presidente da ABMRA.
O Fórum das Cadeias Produtivas segue até quinta (7) e foi dividido nos seguintes temas: o marketing rural, a logística e desenvolvimento da capital agro, a economia verde e a pecuária sustentável.
Acompanhe a programação das palestras:
DIA 05/07 – TERÇA-FEIRA
Tema: Logística e Desenvolvimento da Capital Agro
– 16h Palestra 01: Logística e infraestrutura de escoamento.
– 17h Palestra 02: Turismo, Empreendedorismo e Fomento.
– 18h Palestra 03: Programa Agro da Gente.
– 19h Palestra 04: Energia, o ativo mais sensível para o desenvolvimento brasileiro: Perspectivas para a energia solar no Brasil. Palestrante: Anderson Lucas de Oliveira.
DIA 06/07 – QUARTA-FEIRA
Tema: Economia Verde
– 16h Palestra 01: Iniciativas voltadas à agricultura sustentável.
– 17h Palestra 02: Instituto Ação Verde.
– 18h Palestra 03: Carbono Neutro MT – Mauren Lazzaretti – Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
DIA 07/07 – QUINTA-FEIRA
Tema: Pecuária Sustentável de Mato Grosso
– 16h Palestra 01: Do pasto ao prato de uma carne sustentável – Palestrante: Marco Túlio – produtor rural/Grupo Celeiro Carnes Especiais.
– 17h Palestra 02: Reprodutor Nelore Pantaneiro – Palestrantes: Mario Roberto Candia de Figueiredo – Produtor Rural. Izabele Antunes Figueiredo Administradora Rural. Roberto Rocha Paixão – Médico Veterinário. Vicente Falcão – Assessor Ambiental.
– 18h Palestra 03: Programa Bezerro Sustentável e Programa Fazenda Sustentável – Palestrante: Amado Oliveira, economista e consultor da Acrimat.
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