DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito em exercício de Várzea Grande, Jânio Calistro (PMDB), ingressou com mandado de segurança, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), contra a decisão que cassou o mandato de Walace Guimarães (PMDB) e deu posse à segunda colocada nas eleições de 2012, Lucimar Campos (DEM).
A ação foi protocolada na manhã desta quinta-feira (07) e será analisada pelo juiz membro do TRE, Lídio Modesto da Silva Filho.
Calistro já havia adiantado na noite de ontem (6), em entrevista ao MidiaNews, que estava analisando a possibilidade de recorrer à Justiça para se manter no cargo, até o imbróglio entre Walace e Lucimar seja resolvido.
A posse da ex-primeira-dama do Estado e do médico Arilson Arruda (PRTB) está marcada para acontecer na noite desta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores do município.
Pelo fato de Calistro, que é presidente da Câmara, estar na condição de prefeito em exercício, a sessão extraordinária será comandada pela vice-presidente da Câmara, Miriam Pinheiro (PHS).
A assessoria de Lucimar afirmou que irá esperar uma decisão do juiz do TRE, mas que ela continua se preparando para a posse de hoje à noite.
Cassação
O prefeito Walace Guimarães e o vice Wilton Coelho tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral na última terça-feira (5), por prática de "caixa 2", durante a campanha eleitoral de 2012.
A decisão foi proferida pelo juiz José Luiz Lindote, da 58ª Zona Eleitoral de Várzea Grande.
De acordo com o juiz, a declaração de gastos de campanha de Walace Guimarães, prestada em R$ 1,4 milhão, não apresentou conformidade com os valores movimentados entre seus aliados e as empresas que prestaram serviços a ele, durante a campanha eleitoral.
"O abuso de poder econômico, vinculado a Caixa 2, ficou demonstrado ao longo do processo, confrontando os valores constantes na prestação de contas e os extratos bancários dos envolvidos na fraude”, afirmou o magistrado.
Leia também:
Presidente da Câmara diz que Lucimar toma posse nesta quinta
Lucimar toma posse até com "luz de lamparina", diz Júlio Campos
Lucimar Campos é diplomada, mas Walace não é notificado
Após cassação, Lucimar afirma que “Justiça foi feita”
Justiça cassa mandato de Walace por "caixa 2" em Várzea Grande
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.